Nelson Évora vai lutar para "atingir barreira dos 18 metros"
O atleta português, que apresenta como melhor marca 17,74 metros nos Mundiais de Osaka, no Japão, garantiu que vai "lutar até ao fim para atingir a barreira dos 18 metros" (o recorde mundial, pertença do britânico Jonhathan Edwards desde 1995, está fixado em 18,29 metros).
"Claro que já admiti que é um dos grandes objectivos da minha carreira", disse, assumindo também como meta a vitória no concurso de triplo salto dos Campeonatos Europeus, no Verão de 2010, em Barcelona.
Évora assinalou que é a única medalha que lhe falta e que apenas ganhou em campeonatos europeus nas camadas jovens (medalha de ouro em 2003), pelo que observou: "Quero ganhar esta competição (em Barcelona). É sempre com esse objectivo que parto, embora possa não ser possível, como aconteceu em Berlim".
Satisfeito pela época que realizou, Nelson Évora, que vai agora entrar num período de férias, referiu que os Campeonatos Europeus de Barcelona vão significar o seu "auge" da temporada de 2010, onde também vai apostar nos Mundiais de Pista Coberta, em Março, em Doha, no Qatar.
"Acredito que tudo vai correr bem até lá. Agora, há que descansar e abster-me do que fiz durante o ano e, depois, voltar à carga e planear a época e novos objectivos", notou.